O que é a varicocele? Como é o tratamento?

A varicocele, um agende causador de infertilidade masculina, é uma doença que afeta os vasos do cordão testicular, provocando dilatação e desconforto. Possui uma elevada associação com a infertilidade masculina. Pode afetar homens jovens, com maior frequência adolescentes, sendo o tratamento fundamental na preservação da fertilidade e função testicular masculina.

varicocele-tratamento

O que é varicocele?
A varicocele é uma anormalidade vascular que provoca dilatação nas veias do cordão testicular. Pode ocorrer dos dois lados, sendo mais comum no lado esquerdo, pois a pressão venosa é mais alta neste lado testicular devido à maior tensão entre a veia renal esquerda e a veia escrotal. A incidência da doença na população masculina varia de 8 a 22%, e quando falamos de adolescentes essa taxa gira em torno dos 15%, sendo mais comum entre 15 a 25 anos de idade.

É uma das principais causas de infertilidade masculina, um a cada três homens inférteis podem apresentar a doença.

Isso ocorre porque a dilatação venosa aumenta o fluxo sanguíneo no local, elevando a temperatura testicular. Dessa forma a produção de espermatozoides fica prejudicada, pois este processo necessita de temperatura 1,5 – 2,0 ºC mais baixa que a temperatura corporal. As alterações no sêmen são encontradas em 50% dos pacientes com varicocele.

A varicocele pode se desenvolver lentamente e ser assintomática. Mas quando o a função testicular é prejudicada, os sintomas começam a aparecer, causando dor, desconforto, sensação de peso e inchaço no local, em função da dilatação das veias do cordão espermático.

Como identificar a varicocele?
Uma entrevista é feita com o paciente, onde o histórico médico e reprodutivo é levantado, sendo o principal diagnóstico realizado pelo exame físico pela palpação do cordão espermático no paciente em posição ereta. Quando este for inconclusivo, os exames de imagem podem auxiliar o diagnóstico, como ultrassonografia e ecografia testicular.

Há uma relação de prognóstico entre a dimensão da área atingida e a variação no conteúdo seminal.

Em que situações é indicado o tratamento da varicocele?
O tratamento da varicocele é recomendado quando for palpável em exame físico e forem relatados problemas de infertilidade, que não estão relacionados a problemas femininos no casal. Além disso, em casos de alterações nos parâmetros do sêmen e contagem de espermatozoides.

Se a infertilidade for confirmada o tratamento cirúrgico é indicado.

A microcirurgia é mais indicada e mais eficaz, pois identifica as veias dilatadas, interrompendo e desviando o fluxo sanguíneo destas para as veias normais, além de preservar a artéria testicular e vasos linfáticos. Em poucos dias o paciente retorna as suas atividades normais. Após o tratamento, a contagem de espermatozoides deve ser feita de 3 em 3 meses no período de 1 ano ou até a gravidez ocorrer.

Em média as taxas de gravidez aumentam 20 a 60% e a melhora no sêmen ocorre em 60 a 80% dos pacientes.

Quais as vantagens do tratamento cirúrgico?
O reparo da varicocele melhora a fertilidade do sêmen e evita futura atrofia testicular, em torno de 70% dos pacientes apresentam melhora nos parâmetros seminais nos primeiros 6 meses após a cirurgia. Em adolescentes é importante fazer uma revisão a cada 1 ou 2 anos após o tratamento para avaliar a fertilidade e melhora dos efeitos danosos da lesão vascular.

Ficou com alguma dúvida?

Escolha o médico mais próximo de você e envie a sua pergunta ao especialista.